segunda-feira, 15 de maio de 2017

Capítulo Vinte e Oito

Zac queria ir com Vanessa, depois que ele estacionou o carro na garagem, mas ela insistiu em ir sozinha. Isso era entre ela e Ashley, e tanto  quanto ela apreciava o apoio de Zac, ela precisava ser madura e enfrentar sua prima. Sozinha.
Ele saiu, fazendo ela prometer que ligaria logo depois que tenha terminado de falar. No interior, Ashley estava sentada no sofá, à espera de Vanessa. Ela mandou uma mensagem a ela antes de saírem de casa de Beppe , e sabia que sua prima iria esperar por ela.
— Oi — disse ela, levantando-se com ansiedade, incerteza escurecendo seus olhos castanhos geralmente brilhantes.
— Oi — Vanessa respondeu, deixando sua bolsa no chão e caminhando para se sentar no outro sofá. Ashley sentou-se, com as mãos remexendo em seu colo. Ela estava nervosa, que não era um bom sinal. Se ela tinha tanta certeza que Vanessa iria entender seu raciocínio, ela não estaria tão nervosa. — Então fale. Estou pronta a ouvir com uma mente aberta o que você tem a dizer, Ash.
Limpando a garganta, Ashley começou, mas foi incapaz de encontrar os olhos de Vanessa.
— Eu conheci Chris algumas semanas antes do acidente. Ele veio para a galeria querendo comprar uma pintura muito específica. Claro que eu sabia quem ele era, sua foto estava constantemente esparramada em todas as revistas de fofocas. Eu tinha minha opinião formada sobre ele com base no que eu li, e acho que eu provavelmente olhei para ele com um pouco de desprezo. Ele pode ser o filho de um bilionário, mas nos meus olhos, ele não era nada mais do que um mimado playboy privilegiado. Ele pegou minha opinião sobre ele quase imediatamente, e não parecia satisfeito. Mas descobri que ele sabia muito sobre arte e era muito apaixonada por ela, assim começamos a conversar sobre pinturas, e senti que talvez eu estivesse sendo muito dura em minha opinião. Não era justo formar uma opinião dele baseada unicamente em fofocas. Eu nunca o conheci antes.
— De qualquer forma, ele comprou a pintura que estava procurando e saiu. Na semana seguinte, ele voltou, mas eu não estava trabalhando naquele dia. Ele pediu especificamente por mim, e recusou a ajuda de outra pessoa, então o dono da galeria me ligou e me pediu para ir e lidar com ele. Eu fui, e lhe vendi uma outra pintura. Antes de sair, ele me convidou para uma bebida. Eu realmente não queria ir, mas senti que eu ia deixar meu chefe chateado se eu não fosse - afinal, Chris era um grande cliente para ter em uma pequena galeria. Então saímos naquela noite e eu me diverti muito. Chris em particular foi era nada que os jornais demonstrava ser. Eu senti esta conexão estranha entre nós que eu não conseguia explicar.
— Quando ele me deixou em casa, ele me beijou. Eu me senti como se eu fosse atingida por um raio. Eu nunca, nunca, senti uma emoção tão intensa durante um beijo. Quando ele se afastou, eu sabia que ele tinha sentido algo semelhante, também. Isso estava em seus olhos.
Ashley parou e afastou uma lágrima de seu rosto. Em circunstâncias normais, Vanessa teria ido sentar-se ao lado dela e abraçá-la, oferecendo o máximo de apoio que  precisava. Não agora, no entanto. Ashley tinha que terminar a história antes que Vanessa decidisse se ela merecia algum consolo.
— Ele nunca me ligou depois disso. Eu o vi no dia do acidente, com uma morena em seu braço, e eles estavam andando pelo centro de compras, felizes e confortáveis juntos. Quando eu passei por eles, ele me viu. Ele olhou diretamente para mim, pesar e sofrimento na sua face. Eu não poderia lidar com isso, eu estava muito ferida e envergonhada para falar com ele. Então, eu só passei por eles como se eu não o conhecesse.
Naquela mesma noite, ele bateu com o carro e ficou em coma por vários dias. Eu não sei por que eu fui vê-lo no hospital, eu acho que precisava de algum tipo de encerramento. Ele parecia tão vulnerável e frágil na cama, com todas aquelas máquinas conectados em torno dele. Sentei-me ao lado dele, e senti que a única maneira que eu poderia ser capaz de seguir em frente era perdoá-lo pelo que fez, e através dele perdoar o homem que matou meu pai. — Outra lágrima escapou dos olhos de Ashley e Vanessa sentiu o familiar raio quente descer pelo seu rosto também. — Eu lhe contei a história da minha vida, pensando que ele não poderia me ouvir. No final, eu disse que o perdoava e me virei para ir embora. Eu não sei por que, mas eu senti a necessidade inexplicável em dar uma pausa na porta e olhar para ele uma última vez. — Ashley ergueu os olhos para Vanessa, pela primeira vez desde que ela começou a falar. A angústia neles apertou o coração de Vanessa. — Eu vi uma lágrima deslizar do canto de seu olho. Ele ouviu tudo o que eu tinha dito.
Ashley não podia continuar falando, porque um enorme soluço escapou de sua boca. Vanessa se levantou de onde estava sentada e sentou-se ao lado de sua prima, envolvendo os braços em torno dela e oferecendo o conforto que ela tanto precisava. Depois que ela se acalmou um pouco, Ashley continuou:
— Ele tinha danificado sua coluna no acidente, mas foi operado e lhe deram o sinal verde para começar a fisioterapia depois que ele saiu do coma. Ele se recusou. Ele não quer falar, andar, fazer qualquer coisa. Fui visitá-lo algumas vezes, me sentindo responsável, que ele estivesse deprimido por minha causa, por causa do que eu disse. Notei que pouco a pouco, os balões, cartões e flores em seu quarto começaram a desaparecer. Sua família estava muito envergonhada dele para levá-lo de volta para casa, ele tinha estragado todos os seus jantares extravagantes. Então, eles o colocaram nessa clínica e se esqueceram dele. Sua mãe o visita uma vez a cada duas semanas, por obrigação, não por qualquer outra coisa.
— Eu sinto que o que aconteceu com ele não foi justo. O homem que matou nossos pais e Eric pegou oito anos de prisão, ficando apenas quatro anos, e indenização. Agora ele está fora e livre para viver sua vida. Chris, por outro lado, não matou ninguém, mas está preso em uma cadeira de rodas, toda a vontade para a vida sugado para fora dele. Como isso é justo, Vanessa?
Não era uma pergunta retórica: Ashley realmente olhou para sua prima em busca de uma resposta. Vanessa não tinha uma resposta para isso, então ela apenas deu de ombros.
Eu comecei a visitá-lo na clínica mais e mais vezes. Mesmo que ele nem sequer foque seus olhos em mim, eu me sinto estranhamente aliviada com a sua presença. Se eu não o vejo por alguns dias, eu fico agitada, desconectada. Quero chegar até ele, fazê- lo querer viver novamente. Mas eu não sei como fazer, e isso está me matando, Vanessa.  Eu sou apaixonada por ele, eu nunca me senti assim com ninguém, eu faria qualquer coisa para ajudá-lo.
Ashley começou a soluçar de novo e Vanessa apertou os braços em volta dela. Ela podia entender estar apaixonado por alguém, apesar de todo pensamento racional. Ela também conseguia entender onde Ashley estava vendo a injustiça da situação. Quem era ela para julgar? Ela fez algumas coisas muito irracionais também. E Ashley estava certa - Chris não era o homem que matou seus pais e Eric. Vanessa tinha exagerado quando confrontou Ashley antes, e que era hora de pedir desculpas e admitir alguns de seus erros.
Ash, olhe para mim. — Ela levantou a cabeça e concentrou os olhos lacrimejantes no rosto de sua prima. — Sinto muito sobre como eu reagi antes. Eu deveria ter lhe dado a chance de explicar tudo, mas eu estava tão... Zangada. Não com você. Eu ainda estou com raiva de como eles morreram, o quão estúpido e desnecessário suas mortes foram. Eu não acho que algum dia vou ser capaz de superar isso, mas isso não é desculpa pela forma como eu reagi. Eu deveria ter deixado você explicar tudo, antes que eu saísse correndo. Eu sinto muito. — Ashley assentiu, aceitando o pedido de desculpas, mas as lágrimas continuavam escorrendo pelo rosto.
Vanessa sentiu necessidade de compartilhar algo tão duro de admitir, porque ela  estava cansada do buraco que ardia em seu coração. Ashley era a única pessoa que ela iria considerar fazer isso, e talvez faria sua prima se sentir melhor, sabendo que ela não era   a única pessoa carregando um enorme segredo.
Eu nunca disse a ninguém isso, nem mesmo a minha mãe. — ela começou, e as suas palavras fizeram com que Ashley inclinasse a cabeça para encará-la novamente. — O dia em que ele foi libertado da prisão, tanto eu como a minha mãe estávamos esmagadas. Não podia acreditar o quanto três vidas humanas valiam - quatro anos em uma prisão confortável e indenização. O canalha voltou para casa, para sua família, enquanto nossas vidas estavam arruinadas para sempre. Minha mãe passou o dia inteiro no cemitério, chorando. Eu encontrei-a dormindo no túmulo de Eric.
Eu nunca senti tanta raiva cega, Ash. Eu estava brava com ele, com o sistema judiciário, com o governo, a vida. Eu precisava fazer alguma coisa ou eu ia entrar em combustão. Então, naquela noite, eu fiz a coisa mais estúpida, irresponsável, e vil. Eu peguei uma faca de cozinha da gaveta, coloquei em minha bolsa e me dirigi para sua casa. Eu me escondi do lado de fora e esperei. No momento em que ele saisse de casa eu planejava correr até ele e esfaqueá-lo repetidamente, até que ele morresse nos meus braços.
Vanessa fechou os olhos, incapaz de olhar para Ashley. O que ela deveria estar pensando dela? Como uma pessoa em sã consciência poderia querer matar outro ser humano, não importa o que eles fez para merecer isso? Ela sentiu a mão de Ashley em seu rosto e abriu os olhos para encontrá-la, olhando para ela de forma encorajadora. Não havia  julgamento em seus olhos. Ainda.
Então, eu esperei. Eu o vi com sua família através da janela. Eles estavam jantando, conversamos e rindo. Eu chorei. Depois do jantar, ele saiu para passear com seu cachorro, com sua filha mais nova ao lado. Eu chorei mais. Eu não poderia fazer isso com ele, não só por causa da menina, mas porque eu simplesmente não conseguia. Eu não tinha isso em mim, matar alguém a sangue frio. Então, eu só parti.
Vanessa... — Ashley começou.
Não, eu não acabei. No dia seguinte, fui ao médico para uma consulta bastante tranquila, para o que eu pensava ser uma persistente azia. Eles me disseram que eu tinha câncer.
Nessa, isso não foi... — Ashley tentou interromper novamente, percebendo onde estava indo com isso.
Foi, Ash. Foi o meu castigo por querer matar alguém. Deus, eu sou uma pessoa tão inútil. — Vanessa escondeu o rosto entre as mãos , enquanto ela soluçava, com vergonha do que ela tinha acabado de admitir.
Você não é inútil. Nunca pense isso — Ashley agarrou Vanessa pelos braços e sacudiu- a, até que ela baixou as mãos do rosto e olhou para ela. — Você estava com raiva, e com razão. Seus instintos protetores estavam batendo após ver tia Gina tão arrasada. O que é importante é que você não foi adiante com seu plano, eu duvido que você pudesse ter ido. Você é uma boa pessoa, Vanessa, mas você é humana. Nós cometemos erros, fazemos coisas estúpidas - é o que nos torna humanos. Então, pare de julgar a si mesma.
Por que eu tenho câncer, Ashley? — Vanessa perguntou, sua voz calma, os olhos cheios de dor e pesar. Ashley sacudiu a cabeça. — Minha mãe não merecia perder outro filho. Eu não mereço isso depois de tudo que eu passei. Por quê? Eu sou uma pessoa tão ruim que eu preciso ser punida constantemente? Minha vida se transformou em um pesadelo e eu...

Vanessa não poderia continuar, pois sua garganta havia fechado e tudo o que saiu de sua boca eram soluços. Ashley a abraçou e ficaram assim, chorando e conversando e consolando uma a outra, para um longo tempo.

2 comentários:

  1. Que capitulo foi esse!?
    Quando a Vanessa começou a contar esse segredo dela fiquei de boca aberta...
    Tadinha das duas!! Ainda bem q se entenderam...
    Posta mais por favorzinhooo...
    Amei o capítulo
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Capitulo maravilhoso querida.
    A confissão da Vanessa foi um choque, nunca ia imaginar isso,que bom que elas fizeram as pazes,espero que o próximo capítulo tenho muito Zanessa, beijos.

    ResponderExcluir